Busca de serviços

Imprimir esta página

Fichas de Serviço

Programa Encontros com o Cinema Brasileiro

Última atualização: 30/11/2017

Público Alvo
Produtores

Unidade Responsável
Assessoria Internacional

Breve Descrição do Serviço
O programa traz ao Brasil os curadores dos principais festivais internacionais de cinema do mundo, a fim de que possam conhecer os filmes brasileiros de produção independente que têm possibilidade de fazer suas estreias internacionais dentro do período de realização desses festivais.

Requisitos para obter os serviços
- Poderão ser inscritos filmes brasileiros de longa-metragem (50 minutos ou mais de duração, conforme o regulamento do Festival), de produção independente, que já se encontrem finalizados e ainda não tenham feito sua estreia internacional (ou seja, que não tenham sido ainda exibidos em festivais de cinema fora do território brasileiro); ou que ainda não estejam plenamente finalizados, mas já possuam um corte provisório de imagem/som. - No caso de coproduções internacionais, podem participar aquelas que tenham o Brasil como parceiro majoritário. - Outros definidos no regulamento do programa, disponível no portal da ANCINE, na página https://ancine.gov.br/pt-br/internacional/encontros.

Documentação Necessária
- Formulário específico disponível no portal da ANCINE;
- Link de internet para o teaser/trailer do filme inscrito, com no mínimo 2 e no máximo 5 minutos de duração, com legendas em inglês.

Legislação Associada
Regulamento do programa, disponível no portal da ANCINE, na página https://ancine.gov.br/pt-br/internacional/encontros.

Etapas para processamento do serviço
- Envio da ficha de inscrição; - Seleção dos filmes pelos próprios festivais; - Envio de cópias legendadas (em DVD ou Blu-Ray) para a Assessoria Internacional da ANCINE; - Apresentação dos filmes ao curador; - Devolução dos filmes aos produtores, entrega em mãos das cópias digitais aos representantes dos festivais aqui presentes, ou arquivamento das cópias digitais para possível participação em edições futuras do Encontros com o Cinema Brasileiro.

Prazo para prestação do serviço
O prazo se estabelece de acordo com a visita do curador.

Forma e Locais de Prestação de Serviço
Pelo e-mail encontros.cinema@ancine.gov.br e por correspondência.

Forma de comunicação da ANCINE com o solicitante do serviço/produto
Por correspondência, e-mail e diretamente nos protocolos da ANCINE.

Como obter informações sobre o andamento da solicitação
Pelo e-mail encontros.cinema@ancine.gov.br

Outras informações
Um mesmo filme pode ser inscrito em mais de uma edição do Encontros com o Cinema Brasileiro até completar o ano do calendário dos festivais internacionais, desde que, entre essas edições consecutivas, o filme não tenha deixado de cumprir as exigências de ineditismo internacional. No caso dos longas ainda não finalizados, seus realizadores, ao inscrevê-los no programa, assumem o compromisso de, caso venham a ser selecionados, terem o filme finalizado a tempo para exibição no festival. O filme não pode ser inscrito duas vezes, porém, para ser visto pelo mesmo Festival em anos diferentes.